domingo, 6 de janeiro de 2013
Características de algumas Pombagiras
A rainha Domitila nasceu em 1733 e desencarnou em 1786, ama ciganos, cigarrilhas, amoras e as cores são marrom, roxo e vermelho. Seus símbolos são o chicote, a estrela, o tridente e o sino.
A cigana sete saias nasceu em 943 e desencarnou em 995. Suas cores são azul, verde, lilás e roxo, seus símbolos são punhal, pandeiro, violino, castanholas e espada. Ela fica na porta das igrejas, resgata os suicidas.
Maria Mulambo, linda, faleceu grávida e pobre por amor, foi encontrada morta em um rio, vestida como rainha, cheia de jóias.
A pomba gira Morena Rosa, nasceu em 1811 e desencarnou em 1848, ama as cores e usa todas. Abençoada por São Sebastião, tem o pandeiro, o Sol e a Lua como símbolos e o vermelho, lilás e roxo como cores. Sua bebida é o licor.
A pomba gira menina é abençoada por Maria Padilha, nasceu em 1543 e desencarnou em 1581. Usa amarelo, roxo e vermelho, seus símbolos são a flecha e a foice.
Maria Padilha usa vermelho, preto, amarelo e branco, nasceu em Barcelona, em 1443 e desencarnou em 1482. Fica em esquinas em forma de T, toma champanhe, Martini e Campari e é linda de viver.
Xapana nasceu em 914 e desencarnou em 952. Usa vermelho, preto e roxo, sua bebida é o whisky e seus símbolos são a navalha, o punhal e o tridente de sete pontas.
A pomba gira Dama da Noite, enviada pelo cacique surupira é linda, loira, alta, usa roxo e ajuda nas uniões amorosas. Fica na beira das matas, nasceu em 1671 e desencarnou em 1708. Seus símbolos são o gato, o tridente e o punhal.
Por fim, a pomba gira rosa vermelha atua nas encruzilhadas, cabarés e captura espíritos trevosos. Calunga é seu companheiro, suas cores são vermelho e preto e trabalha no cemitério.
Salvem todas as Pombas Giras! Perdoem se eu não coloquei o nome de todas estas guerreias e guardiãs.
LERAOIÊ LEBARÁ, LERAOIÊ LEBARÁ, LERAOIÊ LEBARÁ. Eu estou gritando daqui as homenageando. Só falta você…
Beijos,
Márcia Fernandes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário