sábado, 6 de outubro de 2012

Quem são os exus?

 
 
Exú é o responsável e grande mestre dos caminhos; o que permite a passagem do inicio de tudo.
 Exú é a força natural viva que formenta o crescimento. É o primeiro passo em tudo.
 Exú na Umbanda não é cúmplice do erro alheio. O médium caído nas trevas da sua própria ignorância é que passa a ser cúmplice do erro alheio e atrai para si entidades negativas que vão envolve-lo em suas tramas de dor, ódio e vingança com encarnados escravos dos próprios sentidos desvirtuados… Exu na Umbanda é LEI, é LUZ, é VIDA...

Exu sempre vem na Lei, quando tem já a liberdade de dar consulta e orientar.
 Pena que tantos olham para Exu e só conseguem ver justamente o contrário, querem usar de sua força e poder para vivenciar ainda mais seus desequilibrios. Exú não é demônio, "tinhoso", "coisa ruim", "trevoso" e outras mentiras que se inventam.

Assim como nós, o Exú é o espelho de nós mesmos, se eu conheço minha sombra, se eu conheço minhas trevas, se eu conheço meu ego, se eu conheço meus vícios, se eu conheço minhas paixões e me proponho a trabalhar sentimentos, pensamentos, palavras e atos então este conhecimento me torna forte.

Texto adapatado de Alexandre Cumino

Nenhum comentário:

Postar um comentário