terça-feira, 12 de junho de 2012


Caboclos e Pretos velhos
Os caboclos são, ao lado dos pretos velhos, as entidades mais respeitadas e mais evoluídas da Umbanda, sem contar que são também as duas raízes primordiais da religião: a indígena e a negra. Há quem tente classificar de maneira tal que os caboclos sejam mais evoluídos; há quem diga que são os pretos velhos. Ao lado deles, em termos de evolução também ficam os ciganos da Linha do Oriente (pois são entidades também dotadas de grande nível de evolução).
Já no que concerne aos pretos velhos são espíritos de velhos africanos ou afro-brasileiros que viveram nas senzalas e na África. Aqueles que tiveram no Brasil, majoritariamente, foram escravos que morreram no tronco ou de velhice. Aqueles que viveram na África ou mesmo em outros lugares, onde eram feiticeiros, escravos e curandeiros.
Eles respondem, em sua grande maioria da linha dos ancestrais, na face de Yorimá - ou como muitos chamam, a linha das almas. Aqueles que, tais quais os caboclos, evoluíram e estão em suas últimas instância evolutivas, acabam respondendo diretamente à linha de Oxalá, preparando-se para dar os próximos passos no astral. Em geral estão em terra cuidando de seus últimos filhos ou aprendendo a não perder a humanidade e mantê-la em equilíbrio com o cosmos.
A realidade é que entre as demais entidades, eles estão, com certeza, no mais alto grau de evolução. Podem vir em praticamente qualquer uma das sete linhas em geral são os responsáveis pela cabeça dos seus filhos. Raríssimos são os casos em que outra entidade o é, havendo um preto velho ou um caboclo dentre as entidades daquela pessoa.
Há algumas características a observar que tornam mais fácil a identificação da linha do caboclo ou preto velho. Como por exemplo, podemos notar que, após o seu nome, em geral, essas entidades se identificam por suas origens: entre os caboclos, os que são caboclos da mata virgem viveram mais próximos da civilização ou tiveram contato com ela; já os chamados caboclos da mata virgem viveram mais isolados, com maior e mais profundo contato com a natureza, um pouco arredios à sociedade urbana; já entre os pretos velhos, podem se identificar como do Congo, que geralmente respondem aos orixás Xangô e Iansã; de Angola, que respondem a Ogum, das matas, que respondem a Oxóssi; da Calunga, que respondem a Iemanjá; do cemitério ou das almas, que respondem a Nanã ou Omolu; ou ainda, de Aruanda, aqueles que respondem diretamente a Oxalá.
Os nomes de alguns Pretos velhos são:
·         Pai Francisco
·         Pai Guiné
·         Pai João
·         Pai Joaquim
·         Pai José
·         Tia Ana
·         Tia Maria
·         Tia Quitéria
·         Velho Liberato
·         Vovó Ana
·         Vovô Cipriano

Já os caboclos possuem nomes bastante intrincados e uma organização que pode variar entre linhas, orixás a que respondem e suas funções na terra.

Respondem como caboclos da linha de Ogum:
·         Águia Branca
·         Águia Dourada
·         Águia Solitária
·         Arariboia
·         Beira-mar
·         Caiçara
·         Guaraci
·         Icaraí
·         Ipojucan
·         Itapoã
·         Jaguaré
·         Rompe-aço
·         Rompe-ferro
·         Rompe-mato
·         Rompe-nuvem
·         Sete Matas
·         Sete Ondas
·         Tabajara
·         Tamoio
·         Tupuruplata
·         Ubirajara

Respondem como caboclos da Linha de Oxóssi:
·         Aimoré
·         Arapuí
·         Arruda
·         Boiadeiro
·         Caboclo da lua
·         Caçador
·         Flecheiro
·         Folha verde
·         Guarani
·         Japiaçu
·         Javari
·         Junco verde
·         Mata virgem
·         Paraguaçu
·         Pena azul
·         Pena branca
·         Pena dourada
·         Rei da mata
·         Rompe-folha
·         Serra azul
·         Sete encruzilhadas
·         Sete flechas
·         Tapuia
·         Tapaíba
·         Tupiara
·         Tupinambá
·         Ubá

Respondem como caboclos da linha de Xangô:
·         Araúna
·         Caboclo do sol
·         Cachoeirinha
·         Cajá
·         Caramuru
·         Cholapur
·         Cobra coral
·         Girassol
·         Goitacaz
·         Guará
·         Guaraná
·         Janguar
·         Jupará
·         Mirim
·         Rompe-serra
·         Sete cachoeiras
·         Sete caminhos
·         Sete estrelas
·         Sete luas
·         Sete montanhas
·         Sultão das matas
·         Treme-terra
·         Tupi
·         Ubiratan
·         Urubatão
·         Urubatão da guia

Em alguns casos eles podem vir na linha de Oxalá. Quando isso acontece, eles são agregados à linha de Oxalá por terem evoluído o suficiente para chegar nesse ponto e responder diretamente a esse orixá, ou seja, são caboclos e caboclas muito evoluídos, que já serviram a outros orixás e estão em suas últimas instâncias evolutivas, quando não cuidando de seus últimos filhos na Terra para passar finalmente a uma etapa diferente da evolução, no plano astral. Assim, nenhum caboclo ou cabocla, ou ainda caboclinho, em princípios de sua evolução, virá na linha de Oxalá. Quem responde nesta linha está nela por merecimento, por sabedoria e iluminação.
As caboclas, em geral, se apresentam na linha das águas, respondendo diretamente a Iemanjá, Oxum e Nanã.

Sob ordens de Iemanjá, respondem:
·         Cabocla da praia
·         Diloé
·         Estrela d’alva
·         Guaraciaba
·         Jaci
·         Jacira
·         Janaína
·         Jandira
·         Sete ondas
·         Sol nascente
Sob ordens de Oxum, respondem:
·         Araguaia
·         Estrela da manhã
·         Imaiá
·         Iracema
·         Jaceguaia
·         Jandaia
·         Jupira
·         Juruema
·         Juruena
·         Mirini
·         Suê
·         Tunuê

Sob ordens de Nanã, respondem:
·         Açucena
·         Inaíra
·         Janira
·         Juçanã
·         Juraci
·         Jutira
·         Luana
·         Muiraquitan
·         Paraguaçu
·         Sumarajé
·         Xista

Há também, casos de caboclas que respondem sob ordens de Iansã, embora mais raras. Elas possuem uma vibração cruzada, em geral bastante semelhante às dos povos do Oriente, e não raramente, não serão índias brasileiras ou oriundas daqui:
·         Bartira
·         Ivotice
·         Japotira
·         Jurema
·         Jussara
·         Maíra
·         Palina
·         Poti
·         Potira
·         Raio de luz
·         Talina
·         Valquíria

Texto retirado do livro “As sete linhas da Umbanda”- Janaína Azevedo Corral

Nenhum comentário:

Postar um comentário